sábado, 6 de abril de 2013

ENCONTRO I

LOCAL: ESCOLA FRANCISCO COELHO DE MACEDO
DATA: 06/04/2013
UNIDADE: 01



1° MOMENTO

ENTENDENDO O PACTO


"O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental."

fonte: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto

DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO

Permitiu que todos se apresentassem, falassem brevemente das turmas as quais lecionam, suas expectativas para os encontros e os temas que serão abordados. 


RESGATE AS MEMÓRIAS DA ALFABETIZAÇÃO

Antes do estudo do caderno,"CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: 
CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM", houve  um resgate as nossas memorias, fazendo-nos lembrar das nossas professoras alfabetizadoras, as características mais marcantes,  como contribuíram na nossa formação e como isso influência nas nossas práticas em sala de aula. 


LEITURA DO TEXTO -  A HISTORIA DO LÁPIS

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas lhe farão ser uma pessoa melhor”.
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você”.
“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.




ATRIBUIÇÕES DOS ENCONTRISTAS E CRIAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO
Houve uma breve explicação do papel importante de cada educador, nos momentos de aprendizagem coletiva e troca de experiência.
Para melhor desenvolvimento dos trabalhos foi construído coletivamente um contrato didático, que será utilizado em todos os encontros  posteriores. 

CADERNO DA UNIDADE O1 -  "CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: 
CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM"

Para o estudo do texto cada grupo, previamente dividido,  por todos aqueles que trabalham nos mesmos anos. Na equipe do 2° ano a pergunta foi: "Quando dizer que o currículo é flexível ao processo de aprendizagem no currículo de alfabetização para garantir o sucesso do aluno?"

Após a leitura os educadores chegaram a seguinte resposta:
-O currículo é flexível quando permite introduzir conhecimentos da cultura, politica e sociedade no processo de alfabetização. Contextualizando fatos do cotidiano a partir dos interesses dos alunos para construção da sua autonomia e formação social crítica.


2° MOMENTO

LEITURA DELEITE: A VACA, O LEÃO E A PATA



ESTUDO DO TEXTO 2: A COMPLEXIDADE DA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA  ALFABÉTICA: AMPLIAÇÃO DO TEMPO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LEITURA  E DA ESCRITA PELA CRIANÇA





COMPARTILHANDO: DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

"Segundo Ferreiro e Teberosky (1979), 

para se alfabetizar, a criança precisa 
perceber que o que a escrita alfabética 
nota no papel são os sons das partes orais 
das palavras e que o faz considerando 
segmentos sonoros menores que a sílaba. 
No processo de construção desse conhe-
cimento, as autoras apontaram que os 
sujeitos passam por diferentes fases que 
vão desde uma hipótese pré-silábica de 
escrita na qual o aprendiz não faz cor
respondência entre os segmentos orais
e escritos das palavras, até a fase alfabé-
tica, quando percebe que as palavras são 
compostas de unidades sonoras como as 
sílabas e fonemas" (p.15)





ATIVIDADE PARA CASA

Aplicar diagnostico na turma, para saber quais são os níveis de conhecimento da leitura,  da apropriação do sistema de escrita, produção textual e oralidade. 





sexta-feira, 5 de abril de 2013

DECLARO ABERTOS OS TRABALHOS


"Não há mestre que não possa ser aluno."
(Baltasar Gracián y Morales)