sábado, 29 de junho de 2013

ENCONTRO II


LOCAL: ESCOLA FRANCISCO COELHO DE MACEDO
DATA:29/06/2013
UNIDADES: 1 E 2 


1° MOMENTO

ACOLHIDA

Todos os professores foram carinhosamente acolhidos, com mensagens de boas vidas e entusiasmo por parte das formadoras. 


LEITURA DELEITE

Foi utilizado um vídeo motivacional que mostra a saga de um esquilo em busca da sua noz. O áudio ficou por conta da musica: Conquistando o Impossível, da cantora gospel Jamily




"Acredite que nenhum de nós

Já nasceu com jeito
Pra super-herói
Nossos sonhos
A gente é quem constrói
É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé
...


Tantos recordes
Você pode quebrar
As barreiras
Você pode ultrapassar
E vencer
Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu voo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor"

DEVOLUTIVAS  DAS AVALIAÇÕES 


Nesse momento cada as formadoras tornam publicas as avaliações realizadas pelos educadores e educadoras referente ao encontro anterior.


ESTUDO DA PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ESCRITA

É muito comum no campo da educação um aprofundamento de como se processa a Psicogênese da Escrita nas crianças no período de alfabetização, para averiguar como se dá essa sequencia de elaboração e resolução dos conflitos que surgem diante dos desafios que estes enfrentam para avançarem de níveis dentro do processo de aprendizagem.  

Como base para o estudo foi utilizado o livro: Psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. 


TEXTO 3 DOS CADERNOS DA UNIDADE 1: AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS 

Após a leitura do texto 3, os professores puderam promover juntamente com as formadoras uma roda de conversa a respeito da avaliação em sala de aula, como ela deve proceder, quais as vantagens e desvantagens, de que maneira a avaliação como fim, pode prejudicar o desenvolvimento das crianças e como ela pode se tornar uma aliada quando realizada de maneira continua. 


"Com a avaliação diagnóstica é possível acompanhar se os objetivos foram atingidos, possibilitando regulações interativas e integradoras. É necessário criar instrumentos de avaliação variados para níveis de conhecimentos diversos e saber lidar com a heterogeneidade das aprendizagens, respeitando os percursos distintos e diferenciando o atendimento, instrumentos e encaminhamentos. Para isso, é imprescindível pensar: O que os meus alunos já sabem sobre a escrita? O que ainda não sabem? O que devo ensinar? De que ponto meu trabalho deve partir? Que metas de ensino e aprendizagem devo almejar?
Como avaliar cada habilidade/competência/conteúdo?" (p.21)


VÍDEO: AVALIANDO A AVALIAÇÃO



Após visualização do vídeo, houve um momento de reflexão sobre as avaliações de cada professor em suas salas de aula.



2° MOMENTO



LEITURA DELEITE
Foi utilizada a musica tente outra vez do grande Raul Seixas.

"Tente! (Tente!)E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!"



INICIANDO A CONVERSA

Fazendo um paralelo entre a musica do 'mestre' Raul e o planejamento educacional, relembramos as vezes em que planejamos uma aula milimetricamente e quando chega na sala nada ocorre como planejado, da mesma forma que foi abordado decepções e angustias de quem não planeja(ainda acontece).  Nesse contexto citei uma frase citada ilustrou bem a essência da conversa: "Se você fala em planejar, esta planejando falhar" (Lair Ribeiro). 



ESTUDO DO TEXTO 1 DA UNIDADE 2 : PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO RELATIVO AO COMPONENTE CURRICULAR - LÍNGUA PORTUGUESA


Concluindo a leitura do texto, relacionar o conteúdo do caderno a pratica desenvolvida em sua escola. Para tanto foi nos dado um direcionamento:
-Qual é a forma de planejamento que a escola utiliza, como é organizado, relacionar pratica desenvolvida  e a obtenção do resultados para  apropriação dos direitos de aprendizagem.




SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS

Após a leitura cada grupo, separado por anos, trouxe para plenária pontos principais das discussões previamente realizadas nos pequenos grupos.  O 2° ano que o grupo do qual faço parte redigiu uma pequena explicação em três tópicos:

- A escola desenvolve um planejamento que contemple os níveis de aprendizagem, diferenciados, dos alunos, por turma. Para isso é preciso partir de alguns questionamentos como: Quais as prioridades no ensino a cada ano? O que as crianças já sabem? o que esperamos que os alunos aprendam?

- Organizado através de registros sistematizando praticas desenvolvidas em sala de aula. Partindo da organização global da escola para a turma especifica. Exemplo: Planejamento anual, Planejamento semanal e Planejamento diário.

- Para garantir os direitos de aprendizagem dos educandos se faz necessário uma avaliação continua que norteie as praticas pedagógicas dos educadores. 

Professores do grupo: (Cicera Sandra Ramos, Elaine Cristina e João José) 



VÍDEO: PLANEJAMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Retrata a importância do planejamento coletivo e/ou individual para o bom andamento dos trabalhos em sala e os resultados esperados




APRESENTAÇÃO DAS OBRAS COMPLEMENTARES

As formadoras apresentaram para a turma e por anos específicos os materiais que serão encaminhados para as escolas. 


"Um dos eixos estruturantes do Pacto, o eixo Materiais Didáticos e Pedagógicos é composto por conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como:

-Livros didáticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor;
-Obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (também distribuídos pelo PNLD);
-Jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE);
-Obras de apoio pedagógico aos professores;
-Jogos e softwares de apoio à alfabetização.

Além de novos conteúdos para alfabetização, também foi previsto o aumento da quantidade de livros e jogos entregues às escolas, pois cada turma receberá um acervo, podendo criar uma biblioteca acessível a crianças e professores na própria sala de aula."

fonte: http://pacto.mec.gov.br/materiais


AVALIAÇÃO DO ENCONTRO

Momento dedicado a avaliação do encontro, pelos professores.



PARA CASA