Consciência fonológica
precisa desenvolver
E para saber contar?
somar, dividir, subtrair, multiplicar?
Consciência numérica
É hoje, que vamos estudar!
"Dando sequência ao trabalho com o eixo Número e Operações, o tema centraldeste caderno é o Sistema de Numeração Decimal (SND). A compreensão desse sistema é fundamental para organizar a abordagem feita para os Números e proporciona a base para o trabalho com as Medidas e Grandezas. Na perspectiva interna da matemática, possibilita a ampliação do campo numérico desde os “naturais” (usados “naturalmente” nas contagens) até, por exemplo, os decimais (que surgem “naturalmente” nos processos de medição). A abordagem do caderno apresenta uma sequência de jogos e atividades que proporcionam aos alunos as possibilidades de ampliação da sua compreensão, ligada também ao contexto de práticas sociais.O objetivo geral do caderno é fornecer subsídios que permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas, de modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.Nestas situações, o professor deverá ser capaz de planejar suas aulas de modoque o aluno possa:• reproduzir, em atividades orais e escritas, sequências numéricas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado;• elaborar, comparar, comunicar, confrontar e validar hipóteses sobre as escritas e leituras numéricas, analisando a posição e a quantidade de algarismos e estabelecendo relações entre a linguagem escrita e a oral;• reconhecer regularidades do sistema de numeração decimal;• ordenar, ler e escrever números redondos (10, 20, 30, ...; 100, 200, 300, ...; 1000, 2000, 3000, ...);• quantificar coleções numerosas recorrendo aos agrupamentos de dez em dez e demonstrar compreensão de que o dez está incluído no vinte, o vinte, no trinta, o trinta, no quarenta etc.;• compreender o valor posicional dos algarismos na composição da escrita numérica, compondo e decompondo números;• utilizar a calculadora, cédulas ou moedas do sistema monetário para explorar, produzir e comparar valores e escritas numéricas"
Caderno 03, na integra, disponível em:
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário