sábado, 2 de agosto de 2014

PNAIC 2014 - CADERNO 03 - CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


Para aprender a ler
Consciência fonológica 
precisa desenvolver
E para saber contar?
somar, dividir, subtrair, multiplicar?

Consciência numérica
 É hoje, que vamos estudar!




"Dando sequência ao trabalho com o eixo Número e Operações, o tema central
deste caderno é o Sistema de Numeração Decimal (SND). A compreensão desse sistema é fundamental para organizar a abordagem feita para os Números e proporciona a base para o trabalho com as Medidas e Grandezas. Na perspectiva interna da matemática, possibilita a ampliação do campo numérico desde os “naturais” (usados “naturalmente” nas contagens) até, por exemplo, os decimais (que surgem “naturalmente” nos processos de medição). A abordagem do caderno apresenta uma sequência de jogos e atividades que proporcionam aos alunos as possibilidades de ampliação da sua compreensão, ligada também ao contexto de práticas sociais.

O objetivo geral do caderno é fornecer subsídios que permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas, de modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.

Nestas situações, o professor deverá ser capaz de planejar suas aulas de modo 
que o aluno possa:

• reproduzir, em atividades orais e escritas, sequências numéricas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado;

• elaborar, comparar, comunicar, confrontar e validar hipóteses sobre as escritas e leituras numéricas, analisando a posição e a quantidade de algarismos e estabelecendo relações entre a linguagem escrita e a oral;

• reconhecer regularidades do sistema de numeração decimal;

• ordenar, ler e escrever números redondos (10, 20, 30, ...; 100, 200, 300, ...; 1000, 2000, 3000, ...);

• quantificar coleções numerosas recorrendo aos agrupamentos de dez em dez e demonstrar compreensão de que o dez está incluído no vinte, o vinte, no trinta, o trinta, no quarenta etc.;

• compreender o valor posicional dos algarismos na composição da escrita numérica, compondo e decompondo números;

• utilizar a calculadora, cédulas ou moedas do sistema monetário para explorar, produzir e comparar valores e escritas numéricas"

Caderno 03, na integra, disponível em:
 http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%203_pg001-088.pdf









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