DATA: 06/04/2013
UNIDADE: 01
1° MOMENTO
ENTENDENDO O PACTO
"O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental."
Permitiu que todos se apresentassem, falassem brevemente das turmas as quais lecionam, suas expectativas para os encontros e os temas que serão abordados.
RESGATE AS MEMÓRIAS DA ALFABETIZAÇÃO
Antes do estudo do caderno,"CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO:
CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM", houve um resgate as nossas memorias, fazendo-nos lembrar das nossas professoras alfabetizadoras, as características mais marcantes, como contribuíram na nossa formação e como isso influência nas nossas práticas em sala de aula.
LEITURA DO TEXTO - A HISTORIA DO LÁPIS
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas lhe farão ser uma pessoa melhor”.
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você”.
“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.
ATRIBUIÇÕES DOS ENCONTRISTAS E CRIAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO
Houve uma breve explicação do papel importante de cada educador, nos momentos de aprendizagem coletiva e troca de experiência.
Para melhor desenvolvimento dos trabalhos foi construído coletivamente um contrato didático, que será utilizado em todos os encontros posteriores.
CADERNO DA UNIDADE O1 - "CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO:
CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM"
Para o estudo do texto cada grupo, previamente dividido, por todos aqueles que trabalham nos mesmos anos. Na equipe do 2° ano a pergunta foi: "Quando dizer que o currículo é flexível ao processo de aprendizagem no currículo de alfabetização para garantir o sucesso do aluno?"
Após a leitura os educadores chegaram a seguinte resposta:
-O currículo é flexível quando permite introduzir conhecimentos da cultura, politica e sociedade no processo de alfabetização. Contextualizando fatos do cotidiano a partir dos interesses dos alunos para construção da sua autonomia e formação social crítica.
2° MOMENTO
LEITURA DELEITE: A VACA, O LEÃO E A PATA
Disponível em: http://www.virtualbooks.com.br/v2/ebooks/pdf/00900.pdf
ESTUDO DO TEXTO 2: A COMPLEXIDADE DA
APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: AMPLIAÇÃO
DO TEMPO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELA
CRIANÇA
COMPARTILHANDO: DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
"Segundo Ferreiro e Teberosky (1979),
para se alfabetizar, a criança precisa
perceber que o que a escrita alfabética
nota no papel são os sons das partes orais
das palavras e que o faz considerando
segmentos sonoros menores que a sílaba.
No processo de construção desse conhe-
cimento, as autoras apontaram que os
sujeitos passam por diferentes fases que
vão desde uma hipótese pré-silábica de
escrita na qual o aprendiz não faz cor
respondência entre os segmentos orais
e escritos das palavras, até a fase alfabé-
tica, quando percebe que as palavras são
compostas de unidades sonoras como as
sílabas e fonemas" (p.15)
ATIVIDADE PARA CASA
Aplicar diagnostico na turma, para saber quais são os níveis de conhecimento da leitura, da apropriação do sistema de escrita, produção textual e oralidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário