DESCRIÇÃO DO JOGO
Cinco Marias, esse jogo muda de nome dependendo da localidade e do tempo em que jogado. Algumas pessoas já jogaram-no porém conhecem por outro nome exemplo: xibiu
Onde se joga: No chão ou em qualquer superfície plana.
Material necessário: Cinco sementes de mucunã, (em outros lugares utilizam macaúba sem casca, saquinhos com pedrinhas ou apenas pedrinhas pequenas de tamanhos aproximados), por ser uma semente bem conhecida na região e de fácil acesso para qualquer criança. De forma que cada uma possa montar seu próprio jogo.
Jogadores: Pode ser jogado individualmente ou em pequenos grupos.
REGRAS DO JOGO
O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país.
A ideia principal é jogar as sementes para cima, pegar uma das que estão
no chão e pegar novamente a que está no ar sem deixá-la cair. Importante:
você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
Regras gerais: Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo. Quando o
outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde
parou. Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte.
O jogo cinco-Marias pode ser jogado de várias formas. Saiba quais nas imagens abaixo.
DIFERENTES MODALIDADES DO JOGO
Pegando do chão
1. Espalhe as cinco sementes no chão. O melhor jeito é jogá-las para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.
2. Escolha uma, jogue-a para cima e pegue outra do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.
3. Jogue as que estão na mão para o alto e, sem deixá-las cair, tente pegar mais uma. Continue até que esteja com os cinco na mão.
Beijinho
1. Para deixar a brincadeira mais divertida, repita a primeira fase (Pegando do chão), só que, cada vez que pegar uma sementinha do chão, você precisa dar um beijinho nela antes de capturar a que lançou para o alto.
Pontos
1. Pegue todas as sementinhas na mesma mão
2. Jogue-as para cima e capture o maior número possível com as costas da mão
3. Jogue-os novamente para cima e vire a mão, pegando o maior número possível com a palma.
CAMPO CONCEITUAL CONTEMPLADO PELO JOGO
Com o jogo cinco-Marias é possível criar situações problemas envolvendo a adição e a subtração.
PROBLEMINHAS RESPONDIDOS
Situações problemas criados, e resolvidos em classe, a partir do jogo.
1) Ana jogou uma semente para o conseguiu pegar 2, sementinhas do chão em duas rodadas. Quantas sementinhas ficarão no chão até ao momento?
1+2= 3
5 – 3 = 2
R: Focarão no chão 2 sementinhas.
2) Jogando cinco-Maria estavam João, Jamyl e Mateus. João fez 3 pontos, Jamyl conseguiu 4 e Mateus 2.
Quantos pontos fizeram os três meninos juntos?
3+4+2=9
R: os três meninos juntos somaram 9 pontos.
Quantos pontos Jamyl fez a mais que Mateus?
4-2=2
R: Jamyl fez 2 pontos a mais que Mateus.
3) Danubya jogou cinco sementinhas para cima e aparou com as costas das mãos apenas 3.Quantas sementes caíram no chão?
5-3=2
R: Caíram no chão 2 sementes.
Para fins de direitos autorais as imagens de simulação do jogo não são de minha autoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário