DATA:29/07/2013
UNIDADES: 2 E 3
1° MOMENTO
ACOLHIDA
Acolhida por parte das formadoras. Mensagem motivadora com referencias bíblicas.
DEVOLUTIVA DAS AVALIAÇÕES
Foram apresentadas as avaliações do encontro anterior.
SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CASA
-Os professores puderam compartilhar as alegrias e angustias do preenchimento das fichas.
Pois a partir da sistematização dos diagnósticos puderam visualizar de maneira geral aos níveis em que as turmas se encontram. Perceberam ainda, alguns avanços e compartilharam ideias,sugestões e praticas exitosas.
Os grupos previamente formados, se separaram para o estudo do texto 2 da unidade 2, para socialização posterior.
SOCIALIZAÇÃO DO TEXTO
Antes mesmo de começar a a discussão a musica que insistia em vir a mente foi Cotidiano do grande poeta e musico "Chico" Buarque de Hollanda mais especificamente o trecho: "Todo dia ela faz tudo sempre igual... "
Para exposição do entendimento do grupo, foi utilizada a estrategia de tópicos que facilitam a explicação:
- A rotina esta diretamente ligada aos objetivos do processo de aprendizagem.
- É imprescindível refletir as características dos textos diversos, relacionados ao cotidiano das crianças.
- Se faz necessário apropriar-se da escrita com autonomia.
- Sistematizar a aula dividindo cada eixo de conhecimento de maneira flexível respeitando as etapas e avaliando o que foi trabalhado, bem como os resultados.
- Formar uma rotina de trabalho da escrita e flexão sobre os tipos diversificados de textos.
- Incluir a oralidade como atividade regular na rotina das turmas. Com rodas de conversas e recontação de historias, por exemplo.
- Utilizar jogos como ferramenta pedagógica na aprendizagem.
VÍDEO: ALFABETIZAÇÃO APROPRIAÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO
O vídeo em questão facilita um aprofundamento sobre o tema.
2° MOMENTO
LEITURA DELEITE
Leitura deleite ao som de "Como uma onda no mar", composição de Lulu Santos e Nelsom Motta. Promoveu um momento relaxante pela melodia e reflexão da letra, sobre a inconstância do tempo e a rapidez como as coisa acontecem. É preciso viver intensamente, deleitando-se em cada segundo que é uma dadiva.
"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar!"
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E CONSCIÊNCIA FONÊMICA
Por Paula Perin dos Santos
A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel linguístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.
À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.
A Fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas. Observe no esquema:
1. Oposições paradigmáticas: aquelas cuja presença ou ausência implica em mudança de sentido. Ex./p/ata /b/ata /m/ata
Oclusiva Oclusiva Oclusiva
Bilabial Bilabial Bilabial
Surda Sonora Surda
Oral Oral Nasal
2. Combinações Sintagmáticas: arranjos e disposições lineares no contínuo sonoro. Troca na posição dos fonemas entre si. Ex. Roma, amor, mora, ramo
A Fonética e a Fonologia são duas disciplinas interdependentes, uma vez que, para qualquer estudo de natureza fonológica, é imprescindível partir do conteúdo fonético, articulatório e/ou acústico, para determinar as unidades distintivas de cada língua. Desta forma, a Fonética e a Fonologia não são dicotômicas, pois a Fonética trata da substância da expressão, enquanto a Fonologia trata da forma da expressão, constituindo, as duas ciências, dentro de um mesmo plano de expressão.
Segundo Saussure, “a fonética é uma ciência histórica, que analisa acontecimentos, transformações e se move no tempo”. Já a fonologia se coloca fora do tempo, pois o mecanismo da articulação permanece estável de acordo com a estrutura da língua em questão.
Mesmo não sendo uma concepção contemporânea, foi Saussure quem primeiro fez a distinção entre as duas ciências, através do uso de suas dicotomias (Langue/Parole, Forma/Substância). Foi com componentes do Círculo Lingüístico de Praga que a Fonologia passa a adquirir seu próprio objeto de estudo.
O termo ‘Fonética’ pode significar tanto o estudo de qualquer som produzido pelos seres humanos, quando o estudo da articulação, da acústica e da percepção dos sons utilizados em línguas específicas. No primeiro tipo de investigação, torna-se evidente a autonomia da Fonética em relação à Fonologia. No segundo tipo de investigação, porém, as relações entre as duas ciências se tornam patentes.
Fonte: CALLOU, Dinah e LEITE, Yonne. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 5 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1995.
Para facilitar o estudo foi entregue aos grupos questões norteadoras.
Para o segundo ano coube responder: "Quais são os principio do sistema da Escrita Alfabética que o aluno precisa compreender para o processo de alfabetização?"
SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS
Para socialização o grupo escolheu mais uma vez tópicos, por acreditar ser mais fácil à explicação.
- Consciência fonológica.
- Unidades sonoras - silabas, rimas.
- Hipóteses - alfabética.
- Domínio som grafema.
- Diferenciar tipo de letra.
- Uso do espaço em branco.
ANALISE DOS JOGOS DO MEC - SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS
O jogo escolhido pelo grupo do 2° ano, foi "batalha de palavras" ao analisa-lo percebeu-se:
Os direitos de aprendizagens podem ser garantidos com o jogo:
- Compreensão do que as palavras são composta por unidades, sonoras menores.
Identifica.
- Identificação das silabas como unidade fonológica.
- Segmentos de palavras em silabas.
- Comparação de palavras quanto ao numero de silabas.
Chegaram, unanimemente a conclusão de que o jogo pode ser um grande aliado no processo de aprendizagem.
PARA CASA
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DO ENCONTRO
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