DATA: 17/08/13
UNIDADES: 03 E 04
ENCONTRO IV
1° MOMENTO
ACOLHIDA
A acolhida desse encontro ficou por conta da equipe do 1° ano.
LEITURA DELEITE: O VERBO MUDAR
DEVOLUTIVA DAS AVALIAÇÕES
Foi apresentada à turma as avaliações doa alunos sobre o encontro anterior.
SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CASA
Como o "PARA CASA" sugerido foi a construção de uma atividade desenvolvida com algum material disponibilizado pelo MEC. Na sequencia um plano de aula que tem como material auxiliar o livro infantil " O silencioso mundo de Flor".
Plano de aula vivenciado pela professora Sandra Ramos no 2° ano.
Na Escola Francisco Coelho de Macedo
Áreas de conhecimento: Português e Matemática
Objetivos:
- Incentivar a leitura
- Proporcionar o contato com novas obras
- Exercitar: Leitura e Escrita
- Promover a participação oral e a liberdade de expressão durante a aula.
Acolhida:
Cantar atirei o pau no gato com variações sonoras - cada criança cantara imitando o som de um bicho.
Leitura:
O silencioso mundo de Flor.
Desenvolvimento:
1° momento:
- Trabalhar capa.
- Ler historinha
- Roda de conversa sobre o livro: - como era o mundo de Flor? Porque? Como Flor aprendeu a ouvir? Você conhece alguém como Flor? O que achou da atitude do amigo da menina?
- Escrever parte da historia que mais gostou e/ou representar com desenhos.
- Breve comentário sobre as produções.
2° momento:
- Criação de situações problemas com elementos da historia. (cada aluno ficará responsável por um probleminha que será respondido por outro colega)
Para Casa:
Responder probleminha criado por colega.
Avaliação: Oral e escrita
ESTUDO DO CADERNO 3 DA UNIDADE 3: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM O USO DO LIVRO DIDÁTICO
Os grupos de cada ano, se reuniram para leitura e discussão do relato. Nesse momento estes aproveitaram para socializar entre eles experiencias exitosas de suas salas de aulas. Momento rico de troca de experiências.
SOCIALIZAÇÃO COM DINÂMICA DA CAIXINHA E DEBATE
Dessa vez a sistematização ocorreu de maneira diferente. Dentro de uma caixa foram colocadas diversas perguntas relacionadas ao uso do livro didático nas salas de aula.
As questões abordadas problematizaram pontos positivos e negativos no uso do livro.
2° MOMENTO
LEITURA DELEITE: LILITO UM AMOR DE CARACOL
Disponível em: http://files.comunidades.net/alfabetizacaotempocerto/LILITO_UM_AMOR_DE_CARACOL.PDF
INICIANDO A CONVERSA
Para começar o novo assunto assistimos a um vídeo com imagens do artista IVAN CRUZ, proporcionou um momento nostálgico de muitas recordações das traquinagens e brincadeiras de outrora. Descobrimos que somos mais crianças do que imaginávamos.
APRESENTAÇÃO DE IMAGENS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS E NEM TÃO ANTIGAS ASSIM.
"Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom..."
(Brincadeira de criança-Molejo)
(Brincadeira de criança-Molejo)
"Feliz de quem teve uma infância feliz."
VAMOS BRINCAR?
Cada grupo apresentou brincadeiras conhecidas e possibilidades para utiliza-las em sala de aula. Para o segundo ano a brincadeira foi a FORCA. Relembre e jogue online: http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/forca.htm.
ESTUDO DO TEXTO 1 DA UNIDADE 4:O LÚDICO NA SALA DE AULA
Neste texto, partimos do princípio de que é responsabilidade dos professores dos anos iniciais trabalharem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. Nesta direção, ao planejar as atividades escolares, o objetivo central é de fazê-los aprender a dominar tudo aquilo que julgamos ser importante ao seu aprendizado naquele momento, levando em consideração as suas diferenças individuais. Para atender a tal objetivo, é definido um passo a passo de atividades e situações didáticas que, sem um olhar mais atento, podem tornar-se desestimulantes ou desinteressantes às crianças.
SOCIALIZAÇÃO DO TEXTO
Para socialização do texto foi solicitado que cada grupo relacionasse brincadeiras a possíveis conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. O grupo do segundo ano escolheu as seguintes:
- Bingo( de números, palavras, sílabas)Conteúdos relacionados: Localização espacial(horizontal e vertical, linhas e colunas), silabas, palavras, operações (+ - x).
- Material dourado: Nunca 10 (adição), troca(subtração)Conteúdos relacionados: Numeração decimal, agrupamentos, operações (+ -).
- ForcaConteúdos relacionados e habilidades possíveis: Desenvolver estratégias e hipóteses consciência fonológica, relacionar sons e símbolos.
- O intrusoConteúdos relacionados: Classificação de palavras, identificar palavras intrusas no grupo, rimas, conjuntos(partindo da ideia de grupos de palavras semelhante).
Após todas as apresentações, as formadoras, sintetizaram os temas abordados, ressaltaram a importância de incluir atividades lúdicas nas praticas pedagógicas, de maneira divertida porém organizada. Pois todas as atividades desenvolvidas em sala de aula devem possuir objetivos e planejamentos que visem a aprendizagem das crianças.
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
Nostálgico e divertido, simplesmente surpreendente.
Em meio de tantas recordações foi possível agregar conhecimentos que enriquecerão nossas praticas pedagógicas. Parabéns para Amélia e Rozilda que conseguem brilhantemente conduzir os encontros.
PARA CASA
- Ler a sugestão de atividade da seção compartilhando e discutir o que se ensina e o que os alunos aprendem com a atividade desenvolvida;
- Planejar analisar e executar jogos expostos na seção em sua turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário